Ciência para um Agro SP cada vez mais forte, sustentável e inovador

Ciência, tecnologia e inovação são sinônimos de desenvolvimento, de avanço. Nesse momento, com a aceleração da vacinação em São Paulo, precisamos cada vez mais construir caminhos para a retomada econômica do nosso Estado e não faremos isso sem pensarmos no futuro e investirmos em ciência.

A pandemia de Covid-19 mostrou para a população a importância da ciência e como precisamos investir em novos estudos para resolver nossos problemas atuais e vislumbrar possibilidades aos desafios futuros. Mas a relevância científica brasileira não se limita apenas a área da saúde. O agro, grande motor da nossa economia e responsável por quase 14% do PIB do Estado de São Paulo, também é feito baseado na ciência. E é por isso que o Brasil detém a melhor tecnologia de agricultura tropical do Planeta.

A relevância brasileira na pesquisa no agro começou em 1887, com a criação do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), primeiro Instituto de pesquisa da América Latina, fundado pelo então imperador D. Pedro II. O IAC serviu de base para a fundação de todos os outros cinco Institutos de Pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e entidades importantes, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Se o nosso agro hoje é forte, sustentável e inovador, devemos isso há mais de um século de conhecimento acumulado por nossas instituições.

Prova da relevância dos nossos Institutos e 18 Polos Regionais de pesquisa está justamente nas páginas desse Balanço Social, do período de 2018 a 2021, que mostram que a cada R$ 1 real investido nessas unidades, R$ 16,23 retornam para a sociedade, em forma de mais renda, emprego e produtividade, preservando sempre o meio ambiente. Um resultado fantástico, que evidencia não apenas a importância histórica de nossas unidades de pesquisa, mas também sua capacidade de continuar contribuindo para o avanço da economia nacional.

Mas para avançarmos ainda mais é importante termos a clareza da necessidade de investimentos contínuos em nossas unidades e também em nosso corpo técnico, altamente especializado, capacitado e comprometido. Precisamos investir agora para colher resultados lá na frente.
É por isso, que desde que assumi o cargo de secretário de Agricultura, em junho de 2021, tenho trabalhado em conjunto com o governador João Doria e o vice-governador Rodrigo Garcia para investirmos mais nessas unidades. Em julho de 2021, por exemplo, anunciamos R$ 52 milhões, maior investimento da história dos nossos Institutos, que permitiu a realização de 118 obras de modernização e a entrega de 63 soluções tecnológicas em 2021.

Esse montante configura o triplo do maior investimento feito até então, em 2009, época que foram destinados R$ 17 milhões às unidades de pesquisa ligadas à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Além do avanço no conhecimento, os novos investimentos serão fundamentais para disponibilizarmos novos produtos e serviços para o agro, fomentando diferentes atores das cadeias produtivas.

Nesses meses que estive à frente da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP fiz questão de visitar praticamente todas as unidades de pesquisa em nosso Estado e o trabalho realizado nessas instituições me encanta. Tenho dito que as instituições de pesquisa da Secretaria são um orgulho para mim e para toda a nossa população. Muito do que vi está agora nesse Balanço, recheado de dados e depoimentos de usuários das tecnologias desenvolvidas nessas unidades. Esse conjunto de informações mostra que investir em pesquisa é um excelente negócio e representa o carimbo do nosso passaporte para o futuro.

Itamar Borges, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo