Até 2022, Institutos e unidades regionais da APTA entregarão 200 soluções tecnológicas ao setor produtivo

Em três anos, Agência cumpriu 91% da meta proposta pelo Governo do Estado de São Paulo

Disponibilizar 200 tecnologias ao setor produtivo entre 2019 e 2022. Esta é a meta dos seis Institutos e 18 Polos Regionais da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A disponibilização das novas tecnologias para as diversas cadeias produtivas para o setor dos agronegócios faz parte do programa de Metas do Governo do Estado de São Paulo, que disponibilizou R$ 52 milhões, em 2021, em recursos para o desenvolvimento dos trabalhos.

IAC e APTA Regional entregam seis novas cultivares de batata-doce em 2021

De acordo com o assessor técnico da APTA, Marcio Chiba, as entregas são da área de agricultura, pecuária, sanidade animal e vegetal, pesca e aquicultura, economia e processamento de alimentos. O objetivo é disponibilizar ao setor produtivo tecnologias sustentáveis e que melhorem a produtividade, o lucro e a renda dos produtores rurais e agroindústrias paulistas, mas também de outros regiões brasileiras.

Até o final de 2021, os Institutos já haviam cumprido 91% da meta proposta, tendo entregado 60 tecnologias em 2019, 58 em 2020 e 63 em 2021. Só em 2021, a APTA conseguiu entregar 23% a mais de tecnologias do que preconizada a meta proposta pelo Governo de São Paulo.

“É importante salientar que o programa de metas somente foi atendido graças aos investimentos. Nesse caso, o recurso aportado pelo Governo foi essencial para melhorar a infraestrutura de pesquisa das unidades da APTA que somado aos recursos captados pelos próprios Institutos potencializou a capacidade dessas Instituições em entregar resultados positivos para a sociedade”, afirma Chiba.

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), por exemplo, entregou 14 soluções tecnológicas para o setor produtivo em 2021, sendo inaugurados três laboratórios de pesquisa e entregues tecnologias na área de melhoramento genético de bovinos de corte, ovinocultura, qualidade do leite e ovos, além de pastagens.

De acordo com o diretor do IZ, Enilson Geraldo Ribeiro, foram investidos mais de R$ 3,3 milhões de reais e US$ 487 mil dólares nos projetos entregues no ano, entre recursos do Governo do Estado de São Paulo, iniciativa privada, FAPESP, CNPq e Finep. “Com as entregas conseguimos transferir informações técnicas importantes para produtores rurais e para a comunidade científica. Realizamos em 2021 eventos online que tiveram quase cinco mil visualizações, além de realizar cursos com mais de 2,5 mil pessoas. Isso foi muito positivo”, avalia.

Enilson Geraldo Ribeiro

Para 2022, Ribeiro espera que os R$ 11,2 milhões investidos pelo Governo do Estado de São Paulo acelere ainda mais entregas, com a inauguração de novos laboratórios e compra de equipamentos de ponta para os estudos.

Diálogo fortalecido

“As entregas tecnológicas permitiram que as nossas instituições tivessem um diálogo maior com o Governo do Estado de São Paulo e com toda a sociedade, esta ação conjunta fortaleceu todos os elos do processo de desenvolvimento. Isso tem sido muito positivo”, avalia Daniel Gomes, diretor geral da APTA Regional.

Daniel Gomes

Para ele, outro ponto importante foi o investimento do Governo estadual nos projetos. “Recebemos uma meta para entregar as tecnologias, mas também tivemos investimento para isso, dessa forma, conseguimos executar inúmeros projetos de alto impacto social que, por vezes, estavam à espera de fomento. Ganha a pesquisa e ganha a sociedade, afirma.

IZ realizou diversos eventos online de entrega tecnológica, com mais de cinco mil visualizações