Em quatro anos, unidades da APTA realizam 1,7 milhão de análises laboratoriais para setor produtivo

01. Erradicação da pobreza
02. Fome zero e agricultura sustentável
03. Saúde e bem-estar
04. Educação de qualidade
05. Igualdade de gênero
06. Água limpa e saneamento
07. Energia limpa e acessível
08. Trabalho de decente e crescimento econômico
09. Inovação infraestrutura
10. Redução das desigualdades
11. Cidades e comunidades sustentáveis
12. Consumo e produção responsáveis
13. Ação contra a mudança global do clima
14. Vida na água
15. Vida terrestre
16. Paz, justiça e instituições eficazes
17. Parcerias e meios de implementação
719 procedimentos laboratoriais são acreditados em norma internacional, relacionada à qualidade

Além das pesquisas realizadas, as unidades de pesquisa ligadas à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, prestam serviços de excelência para agricultores, pecuaristas, aquicultores, empresas privadas, centrais de inseminação artificial e órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Entre 2018 e 2021, as unidades da APTA realizaram mais de 1,7 milhão de análises laboratoriais. Só em 2021, foram 425.595 análises, um aumento de 8% em relação a 2020.

As unidades da APTA possuem 719 procedimentos laboratoriais acreditados pela norma internacional ISO/IEC 17025, relacionada à qualidade, 211 procedimentos credenciados pelo MAPA e cinco laboratórios credenciados ao Instituto Agronômico. Confira alguns desses serviços de excelência!

IAC tem única clínica autorizada a diagnosticar doenças em citros

A produção de mudas de citros exige a realização de testes diagnósticos para pragas específicas da cultura com objetivo de resguardar a qualidade sanitária dos materiais de propagação. O Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do Instituto Agronômico (IAC-APTA) realiza esses testes em sua Clínica de Fitopatologia (CF), localizada em Cordeirópolis, interior paulista. A CF está credenciada MAPA para diagnósticos de doenças de citros em São Paulo e atende produtores de outros Estados interessados em um diagnóstico seguro para os potenciais patógenos de citros. Todas as análises do escopo da CF são acreditadas pela Coordenação Geral de Acreditação CGCRE/INMETRO.

Entre 2018 e 2021, a Clínica de Fitopatologia do IAC realizou 84 mil análises em amostras de planta e substratos. “Hoje, são realizadas análises com método molecular baseada em PCR quantitativo em tempo real (qPCR), a mesma metodologia padrão que vem sendo adotado para o diagnóstico de Covid-19. Por meio dessa técnica realizamos os testes para diagnosticar Xylella fastidiosa, Candidatus Liberibacter, Xanthomonas citri e Phyllosticta citricarpa, agentes causais de importantes doenças como CVC, HLB, cancro cítrico e pinta preta, respectivamente”, afirma Dirceu de Mattos Júnior, diretor do Centro de Citricultura do IAC.

O pesquisador destaca ainda que o serviço especializado da CF apoia a produção de cerca de 15 milhões de mudas de citros anualmente, em mais de 300 viveiros no Estado de São Paulo, cujo valor direto da sua comercialização soma mais de R$ 220 milhões. “Esse número é multiplicado por várias vezes quando se considera os recursos necessários para o plantio e a formação das plantas nos primeiros anos do pomar, cujo investimento é então protegido pela alta qualidade sanitária ofertada à citricultura”, explica.

IB é a instituição pública brasileira com maior número de diagnósticos com acreditação internacional

Em 2021, o Instituto Biológico (IB-APTA) passou a ser a instituição pública brasileira com maior número de ensaios diagnósticos disponibilizados ao público com acreditação internacional. A conquista do posto se deu após aprovação da extensão de escopo de análises laboratoriais pela CGCRE/INMETRO para os laboratórios de Sanidade Animal e Vegetal do Instituto, localizado em São Paulo, Capital.

Essa acreditação é uma garantia de que o Instituto segue padrão internacional para a realização de seus ensaios laboratoriais. Ao todo, 152 análises do IB foram acreditadas. Outras 58 possuem credenciamento no MAPA.

“Obter a acreditação no INMETRO significa que os laboratórios do IB têm procedimentos que permitem a rastreabilidade de todo o processo envolvido na realização dos ensaios, com padrão internacional. Para a sociedade, a acreditação significa qualidade e confiabilidade dos resultados”, afirma Nayte Vitiello, pesquisadora do IB e responsável pela gestão da qualidade do Instituto.

A nova extensão do escopo de acreditação do IB propicia, por exemplo, o diagnóstico de pragas e doenças de animais e plantas e a determinação de resíduos de pesticidas em diferentes matrizes animais e vegetais.

“Foram muitos meses dedicados ao trabalho de elaboração de documentos e protocolos, capacitação da equipe, validação de ensaios e investimento na aquisição, manutenção e calibração de equipamentos, insumos críticos e adequação de espaços. Essa conquista muito nos orgulha e coloca o IB mais uma vez na vanguarda da pesquisa orientada à solução de problemas e da prestação de serviços à cadeia produtiva”, afirma Eliana Rivas, pesquisadora do IB.

Além das novas acreditações na área vegetal, o IB continua sendo referência na prestação de serviços em diagnósticos na área animal. Um dos exemplos são os testes para atestar a sanidade de sêmens e embriões de bovinos de 99% das centrais de inseminação brasileira.

O trabalho realizado pelo IB é fundamental para garantir a ausência de agentes patogênicos no material genético produzido para comércio nacional e internacional. De acordo com a Associação Brasileira da Inseminação Artificial (ASBIA), nos primeiros nove meses de 2021, foram coletadas 16.713.741 doses de sêmen no Brasil, superando ainda no terceiro trimestre do ano os resultados de 2020, o que mostra o crescimento desse setor no Brasil.

Monitoramento de cianobactérias em reservatórios paulistas

O Instituto de Pesca (IP-APTA) iniciou um projeto inovador com a Sabesp e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na área de monitoramento de cianobactérias em reservatórios de água paulistas. As cianobactérias são microrganismos que vivem em corpos hídricos e podem causar prejuízos econômicos, sociais e ambientais.

De acordo com a pesquisadora do IP, Cacilda Thais Janson Mercante, as cianobactérias são importantes indicadores de poluição dos corpos hídricos. “Além disso, esses microrganismos podem ser tóxicos, causando doenças na população e também em organismos aquáticos como os peixes. É por isso que dizemos que elas podem causar impactos sociais e econômicos, já que estão relacionadas a saúde das pessoas e a mortalidade de animais, por exemplo”, afirma.

Os trabalhos serão realizados no Laboratório de Limnologia do Instituto de Pesca, em São Paulo, com o uso do equipamento HPLC, um cromatógrafo adquirido com recursos da FAPESP.

ITAL estreia plataforma de serviços e torna-se o primeiro laboratório credenciado pela ANVISA para análises fiscais e de monitoramento de alimentos e embalagens

Como parte das comemorações do aniversário de 58 anos, celebrado em 30 de agosto de 2021, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) estreou a plataforma LAB.F, onde disponibilizou cerca de 2,6 mil ensaios para consulta e solicitação de orçamento, tornando-se modelo para que outras Instituição de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (ICTESP) integrem esse importante ambiente digital desenvolvido pela Conexão.f, incubadora de conhecimento da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG).

“A plataforma facilita o acesso das empresas aos serviços tecnológicos especializados oferecidos pelos Institutos de pesquisa, difundindo o conhecimento e fomentando o desenvolvimento sustentável. Isso está totalmente relacionado à missão da Conexão.f de oferecer soluções para as empresas que buscam a inovação e sustentabilidade”, destaca Antonio Alvaro Duarte de Oliveira, diretor-presidente da FUNDEPAG.

Logo depois, em 27 de setembro, o ITAL se tornou o primeiro laboratório credenciado pela ANVISA para a realização de análises de orientação, de controle e fiscais em atividades preparatórias voltadas à fiscalização e ao monitoramento de alimentos e embalagens. A novidade foi consequência da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 390/2020 da ANVISA, que abriu a possibilidade de laboratórios externos à Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária realizarem análises em produtos sujeitos à vigilância sanitária.

De acordo com a ANVISA, poder contar com o Instituto viabiliza a ampliação de programas de monitoramento e resposta às demandas analíticas do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). “O credenciamento é uma vitória, pois demonstra a competência do Instituto e o reconhecimento da ANVISA. Estamos muito orgulhosos de toda equipe envolvida”, frisa a diretora geral do ITAL, Eloísa Garcia.

Integram o escopo credenciado os laboratórios do Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos (CCQA) e das unidades especializadas em carnes e produtos cárneos (CTC), em laticínios (TECNOLAT), em cereais, chocolates, produtos de panificação, balas e confeitos (CEREAL CHOCOTEC) e em embalagem (CETEA).

IZ usa tecnologia inédita para identificar fraude em produtos lácteos

Evitar que se compre gato por lebre. É esse um dos objetivos dos trabalhos do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) para os consumidores e entidades ligadas a produção de leite tipo A2A2 e seus derivados e de leite de búfala. A metodologia que identifica fraudes nesses produtos foi desenvolvida de forma inédita pelo IZ e visa identificar a adição de leite A1A1 ou A1A2 em leite e derivados vendidos como A2A2, além da adição de leite de vacas em produtos vendidos como de búfalas, cabra e ovelha.

De acordo com o pesquisador do IZ, Aníbal Eugênio Vercesi Filho, com o trabalho realizado no Laboratório de Biotecnologia do Centro de Pesquisa de Genética e Reprodução Animal, ganham as empresas que beneficiam os produtos e também os consumidores que podem ter a confiança de estarem consumindo aquilo que realmente compraram, sem nenhum tipo de fraude.

“Conseguimos identificar quantidades mínimas de mistura, abaixo de 1% do volume total do produto. Com isso, podemos dar tranquilidade as empresas e consumidores quanto ao que compraram. Isso é muito importante também do ponto de vista da saúde, já que algumas pessoas possuem intolerância a proteína do leite A1 e, por isso, consomem o leite A2A2. A mistura de produtos pode causar prejuízo à saúde dessas pessoas”, explica o pesquisador.

Pecuária de precisão

A APTA Regional de Colina desenvolve projeto para avaliar em tempo real os nutrientes das pastagens na criação de gado de corte e leite. Com o trabalho, o pecuarista pode adequar a dieta dos animais baseados em dados confiáveis e precisos, gerados pelo equipamento Near Infrared Spectroscopy (NIRS), importado da Suína, por meio de recursos aportados pela FAPESP.

“O NIRS é um equipamento de grande versatilidade que pode atender a demanda regional dentro do conceito de Pecuária de Precisão. É uma ferramenta que está sendo utilizada no desenvolvimento na área de bovino de corte melhorando produtos, processos e ações inovadoras”, diz Regina Kitagawa Grizotto, pesquisadora da APTA Regional de Colina.

Atualmente, segundo Regina, o pecuarista toma decisões pessoais acerca da dieta adequada aos animais de corte, baseadas na simples observação do pasto. “Se o capim está seco, ele deduz que precisa começar a suplementação, se o capim está verde, espera.”, explicou. Com isso, porém, o produtor pode estar “gastando dinheiro à toa”, porque nem sempre é hora de iniciar uma nova dieta. Com o uso do NIRS, o produtor obtém informações precisas para saber quando deve dar início à suplementação da dieta dos animais e adequar os nutrientes que precisam ser oferecidos para que eles ganhem mais peso.

Mais populares

Mais recentes