Governo do Estado de SP investe R$ 52 milhões em unidades da APTA, o triplo do maior recurso destinado até então

01. Erradicação da pobreza
02. Fome zero e agricultura sustentável
03. Saúde e bem-estar
04. Educação de qualidade
05. Igualdade de gênero
06. Água limpa e saneamento
07. Energia limpa e acessível
08. Trabalho de decente e crescimento econômico
09. Inovação infraestrutura
10. Redução das desigualdades
11. Cidades e comunidades sustentáveis
12. Consumo e produção responsáveis
13. Ação contra a mudança global do clima
14. Vida na água
15. Vida terrestre
16. Paz, justiça e instituições eficazes
17. Parcerias e meios de implementação
Ao todo, foram realizadas 118 obras de modernização e entregues 63 soluções tecnológicas

O Governo do Estado de São Paulo fez um investimento recorde, de R$ 52 milhões, nos seis Instituto e 18 Polos Regionais de pesquisa ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Anunciado em julho de 2021, em um evento em Campinas, com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, o aporte de recursos significa o maior investimento estadual nas unidades, sendo o triplo do maior repasse estadual já realizado, em 2009.

O montante foi utilizado para a realização de 118 obras de modernização de laboratórios e estruturas de apoio à pesquisa. “Tivemos o maior canteiro de obras da história dos nossos Institutos com esses recursos. Os investimentos permitiram a entrega de 63 soluções tecnológicas em 2021, número 26% superior à nossa meta do ano, de 50 tecnologias. Propiciaram a expansão das nossas linhas de pesquisa, com laboratórios, modernos, no mesmo patamar de qualidade dos melhores do mundo. Além disso, pudemos ampliar nossa estrutura física para a criação de hubs de inovação e suporte para startups com perfil para o agronegócio”, afirma Sergio Tutui, coordenador da APTA.

Investimentos foram anunciados em evento em Campinas

Os investimentos foram anunciados em um grande evento em Campinas, na Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico (IAC-APTA), que contou com a participação de mais de 450 pessoas entre autoridades, instituições científicas, empresas privadas e produtores rurais. Além de Garcia, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, também esteve no evento.

Para o vice-governador, o investimento em pesquisa é fundamental para a manutenção do agronegócio de São Paulo e do Brasil como referências para o mundo. “Foi em São Paulo, nos nossos Institutos, que os grandes desenvolvimentos do agronegócio ocorreram. Foi daqui que saiu a iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tantas outras que tornaram o Brasil uma potência do agronegócio”, diz.

“Além do avanço no conhecimento, o investimento será fundamental para disponibilizarmos novos produtos e serviços para o agro, fomentando os diferentes atores das cadeias produtivas”, explica Itamar Borges.

Mais populares

Mais recentes