IB e empresa privada desenvolvem produto natural para controle de nematoides na soja

01. Erradicação da pobreza
02. Fome zero e agricultura sustentável
03. Saúde e bem-estar
04. Educação de qualidade
05. Igualdade de gênero
06. Água limpa e saneamento
07. Energia limpa e acessível
08. Trabalho de decente e crescimento econômico
09. Inovação infraestrutura
10. Redução das desigualdades
11. Cidades e comunidades sustentáveis
12. Consumo e produção responsáveis
13. Ação contra a mudança global do clima
14. Vida na água
15. Vida terrestre
16. Paz, justiça e instituições eficazes
17. Parcerias e meios de implementação
Bionematicida foi desenvolvido por meio do primeiro contrato de licenciamento exclusivo do Instituto

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e a multinacional canadense Lallemand Plant Care desenvolveram, por meio de contrato de licenciamento exclusivo, a tecnologia para a produção de um novo bionematicida à base de Trichoderma. O produto LALNIX RESIST, lançado no segundo semestre de 2021, é utilizado para controle de nematoides de galhas e cisto da soja, vermes fitoparasitas de solo que podem reduzir em até 20% do potencial produtivo da cultura.

Esse é o primeiro licenciamento realizado pelo IBde forma exclusiva (crédito Lallemand)

De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Nematologia, os nematoides podem causar prejuízos de até R$ 16,2 bilhões por ano na cadeia produtiva da soja. “O uso de Trichoderma é uma alternativa natural para combater os nematoides, já que os produtos químicos não conseguem ter alta eficiência nesse combate. Como os nematoides são vermes de solo, o controle é dificultado”, explica Ricardo Harakava, pesquisador do IB.

O contrato de transferência de tecnologia está fundamentado na nova Lei de Inovação e Decreto nº 62817/17, tendo sido aprovado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IB e assinado pela diretoria-geral do Instituto, com a interveniência da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).

Esse é o primeiro licenciamento realizado pelo IBde forma exclusiva (crédito Lallemand)

“Este é o primeiro licenciamento realizado pelo Instituto Biológico de forma exclusiva, com o amparo legal da Lei de Inovação e Decreto paulista. Foi um grande aprendizado para os pesquisadores envolvidos, empresa, NIT e fundação de apoio. O licenciamento garantirá o ganho de royalties para a Instituição que será revertido para novas pesquisas, o que é muito interessante”, salienta a diretora-geral do IB, Ana Eugênia de Carvalho Campos.

Parceria

O trabalho realizado em conjunto entre o IB e a Lallemand Plant Care se iniciou em 2013, quando a empresa procurou o Instituto Biológico para selecionar cepas de sua coleção de Trichoderma, que possui mais de 120 isolados, ou seja, linhagens de Trichoderma coletadas em diferentes biomas paulistas.

“Este trabalho se iniciou com a pesquisadora aposentada Cleusa M. M. Lucon, que foi responsável também por coletar esses isolados em 52 locais, com diferentes tipos de vegetação nativa como Mata Atlântica e Cerrado. Ao longo de todos esses anos, realizamos um trabalho em conjunto, até chegarmos neste novo produto”, explica Harakava, atualmente líder do projeto.

O diferencial da coleção de Trichoderma do IB é que os isolados passaram por testes para verificar se de fato promovem controle de doenças e se agem no crescimento das plantas, além de terem sido submetidos à identificação molecular por sequenciamento de DNA.

Os fungos do gênero Trichoderma apresentam crescimento rápido e podem ser utilizados em diversos tipos de indústria, como a de papel, alimentos, química e farmacêutica e, mais recentemente, na produção agrícola, como soja, cana-de-açúcar, algodão e olerícolas, entre outras. Eles controlam doenças causadas por fungos de solo, que infectam as raízes, a base dos caules e o sistema vascular das plantas, ocasionando podridões e murchas. Seu uso também traz benefícios associados ao crescimento das plantas e à produtividade, principalmente quando aplicados em solos considerados pobres em nutrientes.

Fernando Urban

“A Lallemand é uma empresa com mais de 100 anos de know-how em microrganismos e sempre primou por parcerias com instituições de pesquisas, como o IB-APTA, pois entendemos que elas são fundamentais para a evolução e entrega de inovações para o mercado, para o avanço da ciência e a melhoria contínua dos envolvidos. O LALNIX RESIST, fruto dessa parceria, é uma ferramenta de muito valor para o manejo de nematoides, endossando a importância dos biológicos para uma agricultura responsável.”

Fernando Urban, CEO da Lallemand Plant Care no Brasil (crédito Lallemand).

Mais populares

Mais recentes