ITAL estimula empreendedorismo no setor de ingredientes, alimentos, bebidas e embalagem

01. Erradicação da pobreza
02. Fome zero e agricultura sustentável
03. Saúde e bem-estar
04. Educação de qualidade
05. Igualdade de gênero
06. Água limpa e saneamento
07. Energia limpa e acessível
08. Trabalho de decente e crescimento econômico
09. Inovação infraestrutura
10. Redução das desigualdades
11. Cidades e comunidades sustentáveis
12. Consumo e produção responsáveis
13. Ação contra a mudança global do clima
14. Vida na água
15. Vida terrestre
16. Paz, justiça e instituições eficazes
17. Parcerias e meios de implementação
Após sucesso em parceria tecnológica, Instituto se torna correalizador do programa de aceleração de startups TechStart Food Innovation

Importante ator no ecossistema brasileiro de inovação do setor de alimentos e embalagens atuando fortemente em questões relacionadas à qualidade e segurança, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estabeleceu em 2020 inédita parceria tecnológica com programa de aceleração de startups, o TechStart Food Innovation.

Focado em soluções para os desafios da cadeia de alimentos, o programa é destinado a negócios e projetos que já tenham passado pelas fases de validação inicial dentro dos seguintes temas: novas formas de consumo, segurança e distribuição; desperdícios e sustentabilidade; big data, predição e informações de mercado; soluções para embalagens; novos ingredientes (biodiversidade), produtos e processos; alimento de base vegetal (plant based foods); soluções mais saudáveis, e aproveitamento integral da matéria-prima.

Omar Ferroni Branquinho, investidor e presidente da Campinas Tech. José Rubens Urbini Jr., cofundador e CIO da Venture Hub. Pedro Abenante, cofundador da Eat Fresco. Pedro Henrique Pimentel de Sousa, cofundador e COO da Venture Hub (crédito Venture Hub)

Dentre os inscritos, cerca de 30 startups seguem para a etapa Warm Up, composta de dez encontros virtuais durante três meses, período em que serão selecionadas aquelas que de fato farão a aceleração, com duração de cinco meses. Durante essa etapa principal, são abordados principalmente tração, escala, patente, desenvolvimento de produtos e tecnologias específicas e captação de investimentos.

Realizado pela Venture Hub, Conexão.f e Food Ventures, o primeiro ciclo de aceleração contou com sete pesquisadores do ITAL dentre mais de uma centena de mentores: Gisele Camargo, diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Instituto, Claire Sarantópoulos, assessora técnica da direção dedicada às ações de inovação em produtos e processos, Fiorella Dantas, vice-diretora do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA), Rita de Cássia Ormenese, do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), Patrícia Blumer, do Centro de Tecnologia de Laticínios (TECNOLAT), e Ana Lúcia Fadini e Izabela Alvim, do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (CEREAL CHOCOTEC).

Sacolas de produtos preparadas para envio aos provadores da Foodtest (crédito Foodtest)

O batch de estreia do TechStart Food Innovation, encerrado em 8 de setembro de 2021, resultou em nove startups aceleradas: Awí Superfoods, Biotimize, Foodtest, Fresco, Hakkuna, Hort-e, Oka Biotecnologia, Vale Mais e Wise Sales. “A despeito da nossa vasta experiência de atender o setor produtivo com serviços, consultorias e treinamentos, o ambiente do programa foi totalmente outro. Não foi uma relação com cliente ou fornecedor, mas um ambiente de parceria, totalmente colaborativo, onde cada um somou e todos saímos diferentes. Não foi só uma parceria entre empresas e instituições, mas principalmente parceria entre pessoas”, avalia Claire.

Diante do sucesso da sua participação na iniciativa, o ITAL tornou-se o único correalizador no novo ciclo de aceleração lançado em agosto de 2021 com a Venture Hub, empresa com hubs em Campinas e Manaus que está conectada a mais de 180 localidades em 70 países. “Acreditamos que os programas de aceleração de startups são mais uma perspectiva de inovação aberta, por isso reforçamos nossa parceria para essa segunda jornada”, ressalta a assessora técnica da direção do Instituto.

“O ITAL é fundamental para o TechStart Food Innovation e, no segundo batch, aumentou seu comprometimento com o programa. Agora, como parceiro de realização, traz todo o conhecimento técnico da cadeia de alimentos, bebidas, embalagens e ingredientes, compartilhando também conhecimento de mercado e acesso aos mais relevantes players do setor.”

Pedro Henrique Pimentel de Sousa, cofundador e COO da Venture Hub (crédito Venture Hub)

“O ITAL como parceiro institucional proporcionou à Foodtest mentorias incríveis e network de excelência. Tivemos a oportunidade de receber feedbacks construtivos dos melhores especialistas da cadeia de food do Brasil.”

Luma Sarai de Oliveira, fundadora e CEO da Foodtest (crédito Foodtest)

Mais populares

Mais recentes