Projetos de pesquisa da APTA estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Cerca de 80% do portfólio da Agência contempla o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

As unidades de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolvem 446 projetos científicos atualmente. Esses projetos estão alinhados a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), composto por 169 metas de ação global envolvendo a erradicação da pobreza, proteção do planeta e ações voltadas a paz e prosperidade da população.

Nesse cenário, a APTA organiza, fomenta e executa seus projetos imersos na atenção aos ODS e na contribuição da pesquisa agropecuária paulista e brasileira nos desafios mundiais da sustentabilidade.

“Cabe destacar que parte do portfólio dos projetos da APTA, em torno de 80%, contempla o ODS 02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável e, em mais de 50%, são trabalhados dois ou mais ODS. Também são contemplados nos Institutos e unidades regionais o ODS 5 Igualdade de Gênero, ODS 06 – Água Limpa e Saneamento, ODS 07 – Energia Limpa e Acessível, ODS 08 – Trabalho Descente e Crescimento Econômico, ODS 12 – Consumo e Produção Sustentável, ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, ODS 14 – Vida na água, ODS 15 – Vida terrestre e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes*”, afirma Renata Martins Sampaio, pesquisadora do IEA e assessora técnica da APTA.

Ao longo do Balanço Social da APTA será possível conhecer projetos científicos e perceber como eles estão relacionados com os ODS e suas ações, por meio dos ícones ao longo dos textos.

Elaborado a partir de SGP/APTA (2021) e ONU (2022)