APTA abre escritórios de inovação e incubadoras de startups

01. Erradicação da pobreza
02. Fome zero e agricultura sustentável
03. Saúde e bem-estar
04. Educação de qualidade
05. Igualdade de gênero
06. Água limpa e saneamento
07. Energia limpa e acessível
08. Trabalho de decente e crescimento econômico
09. Inovação infraestrutura
10. Redução das desigualdades
11. Cidades e comunidades sustentáveis
12. Consumo e produção responsáveis
13. Ação contra a mudança global do clima
14. Vida na água
15. Vida terrestre
16. Paz, justiça e instituições eficazes
17. Parcerias e meios de implementação
Novos ambientes de inovação ajudarão a acelerar a transferência de tecnologia

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, abrirá escritórios de inovação e incubadoras de startups nos municípios de São Paulo, Campinas, Santos e Ribeirão Preto. Os novos espaços têm o objetivo de criar uma Rede de Inovação do Agronegócio e, com isso, acelerar a transferência de tecnologia.

As incubadoras funcionarão dentro do Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), em Campinas; no IB, Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Instituto de Pesca (IP), em São Paulo; no IP em Santos; e no Instituto de Zootecnia (IZ), em Ribeirão Preto.

“Criamos, inicialmente, um sistema em rede nesses municípios, mas no futuro queremos aplicar esse mesmo modelo em outras regiões formando uma Rede de Inovação do Agro em todo o Estado. Com essa iniciativa, vamos acelerar a transferência de tecnologia para os diferentes setores do agronegócio, colaborando para a geração de empregos, segurança alimentar, alimento seguro e de menor impacto ambiental”, afirma Sergio Tutui, coordenador da APTA.

Esses novos ambientes de inovação poderão ampliar as iniciativas com startups e auxiliar empreendedores na estruturação de suas empresas para competir no mercado. Para os Institutos, essa aproximação traz benefícios para a realização de novas pesquisas, com foco em inovação e novas soluções para o setor produtivo.

No caso do IAC, por exemplo, a instituição vem atuando fortemente na aproximação e efetivação de novas parcerias junto ao setor privado, inclusive envolvendo os novos empreendedores na criação de empresas de base tecnológica (startups/spin-offs). Essas ações têm como cerne o know-how e as tecnologias do IAC, para alavancar a inserção de soluções tecnológicas da instituição no mercado, para contribuir de maneira efetiva para ampliação da capacidade de atuação e o desempenho do agro brasileiro.

Mais populares

Mais recentes